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Área do Cliente (TOL)

Logística

8 Passos para diminuir os seus custos com logística

Antes de mais nada, é necessário salientar a importância da logística em toda a operação.
Sem uma boa logística, a operação não gira, principalmente em meio a um mercado de preços altamente competitivos, onde prazo e qualidade de entrega acabam desempatando disputas acirradas pela conquista do cliente.


Diante disso, com o objetivo de ajudar o distribuidor a encarar o desafio de conquistar maior destaque diante da concorrência, nós enumeramos 8 itens que vão te ajudar a reduzir os custos com logística e otimizar todas as operações com transporte:

 

1. Avaliação dos processos operacionais

Faça um diagnóstico completo dos processos operacionais e verifique se existem processos redundantes ou etapas do processo que poderiam ser automatizadas a fim de depender ainda menos de esforço unicamente humano. Essa visão macro possibilita a implantação de melhorias e aumento de produtividade da operação.

 

2. Fique de olho no layout

O layout atual do armazém foi realmente definido visando minimizar as movimentações da doca ao estoque e do estoque à doca? A disposição das estruturas permite um bom fluxo de produção? Os produtos do mix estão devidamente adaptados tanto ao layout como as ferramentas para movimentação? O espaço para estocagem está com bom aproveitamento cúbico?

 

3. Dimensionamento

Qual o critério que está sendo utilizado para o endereçamento de carga? O volume, giro e popularidade estão sendo considerados? Os parâmetros são atualizados constantemente?
O espaço ocupado por produtos obsoletos ou de baixo giro é representativo? Se sim, é necessário eliminar materiais obsoletos do seu estoque por meio de promoções, maiores descontos ou aumento da comissão. Caso isso não seja possível, doe!

4. Processos utilizados

O sistema utilizado para a separação de produtos é o que produz o menor número de movimentações e menor tempo de coleta com base nas características de SKU? Há uma definição ou processo de abastecimento do endereço de separação? O processo de recebimento e armazenagem garantem a integridade e a acuracidade de todas as informações? Os índices de acuracidade de inventário são superiores a 97%? Qual é o inventário realizado: cíclico ou rotativo? A ocorrência de avarias ou desvio de produtos é muito grande? O FIFO ou FEFO é praticado?

 

5. Tecnologia e recursos

Você possui uma ferramenta WMS (Warehouse Management System)? Em caso positivo, as funcionalidades primárias estão sendo utilizadas? Os recursos estão atrelados aos processos? Os envolvidos conhecem plenamente as funcionalidades das ferramentas? As movimentações são feitas com o uso de coletores de dados? Os equipamentos de movimentação encontram-se em bom estado de conservação? A parada de equipamentos ocorre com frequência? Foram feitas escolhas adequadas aos equipamentos de movimentação de acordo com o perfil de produtos e tipos de movimentação?

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6. Gestão de pessoas

Existem problemas de liderança ou de relacionamento interpessoal entre os principais colaboradores do Centro de Distribuição? Quanto ao clima organizacional, ele é positivo? O índice de turnover e absenteísmo está sob controle? A mão-de-obra está corretamente balanceada entre as diferentes operações realizadas? Você observa constantemente um significativo número de colaboradores parados ou trabalhando em ritmo lento? Você tem tido grandes gastos com horas-extras?

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7. Indicadores e controles

Existem indicadores de desempenho medindo a performance da operação? A equipe operacional está capacitada a identificar as ações corretivas e preventivas necessárias?

 

8. Controle de estoque

Existe uma política de estoque formal na sua empresa? Existem parâmetros para o ressuprimento dos estoques ou níveis mínimos e máximos? Os parâmetros foram calculados a partir de conceitos estatísticos ou definidos com base no achismo? A empresa utiliza conceitos ABC na gestão dos estoques? Lead-times são constantemente revisados e questionados? Existe um monitoramento dos no movers e slow movers ? O lançamento de novos produtos respeita a capacidade do armazém? As rupturas são frequentes e representativas? Existem indicadores para o monitoramento dos níveis de estoques? A sua empresa tem trabalhado para minimizar os impactos de erros na previsão de vendas sobre o nível dos estoques?

 

Conclusão

A logística representa um setor fundamental para o Distribuidor, por isso a importância de conter os seus custos e otimizar toda a operação. Seguindo esses 8 passos, mais do que a própria redução de custos, é possível melhorar a qualidade do processo, aumentar o nível de serviços, conquistar maior satisfação dos clientes internos e externos e evoluir a rotina do Distribuidor. Dessa forma, mais do que remediar a dor, é possível eliminar a sua causa e criar uma solução para o todo.

 


Alexandre B. Fernandes

Mantiqueira/SP

Somos clientes Target desde o final de 2008.

Atualmente temos na Mantiqueira os produtos: ERP/NF-e/TAB/MOB/BI /MULTI-EMPRESA/WMS/MLOG. Sem dúvidas o sistema nos ajudou a fortalecer nossas parcerias com os fornecedores na questão de trocas de informações, relatórios de acompanhamentos e na gestão como um todo. O que nos passa confiança e credibilidade é o foco em que a Target tem no canal distribuição. Isso ajuda muito!

Lorival Gaspar Jr.

CDA MAX/SP

Penso na Target não como um parceiro, mas como parte da minha empresa.

E por reciprocidade tenho orgulho de ter participado do crescimento da Target nesses 16 anos. Hoje utilizamos as mais diversas ferramentas disponibilizada por vocês, além do ERP, módulo WMS, módulo Fiscon (implantação), Módulo Mob, Módulo rastreamento de vendedor, B.I., etc... Além disso conto com a Target para continua atualização da gestão e treinamento de todos aqui na empresa. Devo muito do nosso crescimento a vocês aí da Target.

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